quarta-feira, 1 de julho de 2015

Divergente - Resenha



Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Estou aqui para fazer a resenha de um livro que terminei recentemente e pasmem, uma distopia! Para quem não sabe, eu sempre fui muito receosa com distopias, porque todas elas falam de um futuro incerto e geralmente este futuro está acompanhado de muitas mortes, além disso, quem me conhece sabe o quanto eu sou mole, que choraria lendo até lista de  supermercado Hahaha,

Bom, o fato é que eu resolvi finalmente me arriscar e encarar uma distopia! Qual? Divergente. Gostei? Não, amei. Me arrependo? Só de não ter lido antes.
Quando eu pus as mãos nesse livro logo achei maravilhoso, a edição, a capa, diagramação, tudo. Só me restava gostar da história então eu pensei "Vou ler de vagar, então assim não corro risco de me abalar de mais com alguma morte que venha a acontecer" Aconteceu? Hahaha, li em um dia. O livro me prendeu de uma maneira que eu não imaginava, fiquei muito envolvida com as situações, os personagens e todo o universo dessa nova Chicago criada pela Veronica Roth. Vamos à resenha!


Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em 5 facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível.
Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
Ficha técnica 

Titulo : Divergente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Número de páginas: 502

Divergente - Resenha

O mundo onde vivemos acabou depois de uma guerra, agora estamos em uma nova Chicago onde a sociedade é dividida em cinco facções com o intuito de não criar conflitos, que são determinadas pelas características da personalidade das pessoas. Essas facções são : Abnegação, Amizade, Franqueza, Erudição e Audácia. Abnegação para aqueles que desprezam o egoísmo e praticam o Autruismo. Amizade para os grupos que colocam o convívio em primeiro lugar. Franqueza para quem condena a mentira e fala sempre a verdade - independentemente de qual seja - . Erudição para os que culpam os ignorantes e abraçam o conhecimento e Audácia para quem despreza a covardia, o perigo e o próprio medo.
O livro Divergente se passa em torno da Beatrice, uma adolescente que vive  com seus pais e irmão na abnegação e que ao completar 16 anos, assim como todas as pessoas da sua idade, tem que passar por um teste de aptidão, que consiste em uma simulação dentro da própria mente que determinará a qual facção a pessoa pertence , "Facção antes do sangue" , esse é o lema.
A Beatrice, é justa e solidária, mas não autruísta o bastante para continuar na abnegação e já atormentada com a decisão que teria que tomar em deixar ou não sua família se surpreende quando o resultado do seu teste é nada mais do que "Inconclusivo" ou, em outras palavras, Divergente.
Com a decisão agora em suas mãos, Beatrice que agora passa a se chamar de Tris, surpreende a todos, inclusive a si, com uma decisão corajosa - literalmente - e a partir de agora terá que lidar com situações que desafiarão  a todo tempo sua força física e mental, além de descobrir amigos e inimigos, passar por traições, surpresas e até quem sabe um inesperado amor. Afinal, o que há de errado em ser divergente?
Todos os acontecimentos fizeram com que eu me apegasse cada vez mais com a história. O livro é totalmente empolgante e surpreendente, não te deixa largar por um só segundo e faz querer mais.


Quem aí já leu o primeiro livro ou a série inteira? Confesso que me apaixonei, fiquei bem emocionada em algumas partes, dei risada de outras, me conquistou.
Vou adorar saber o que vocês acharam da leitura ou da resenha!
Além disso, por favor, quem já leu a série inteira me responda, vale a pena continuar? Me soltaram um spoiler de Convergente e fiquei meio desmotivada.

Contato: meumundoliterario-lia@outlook.com
Ig: @meumundoliterario_lia

Beijos,
Lia

5 comentários:

  1. Eu vi o filme desse livro. Vc já viu? Eu amei. Conheci essa série assim, vendo o filme e amei. E como dizem que o livro é sempre melhor, não vejo a hr de começar a le-lo.
    Paula
    estantevip.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o filme desse livro. Vc já viu? Eu amei. Conheci essa série assim, vendo o filme e amei. E como dizem que o livro é sempre melhor, não vejo a hr de começar a le-lo.
    Paula
    estantevip.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi sim! Pra falar a verdade até antes do livro. Só li esse ano, mas assisti o filme na estréia no ano passado. Desde lá fiquei com vontade de ler!
      Ai, lê sim que vale super a pena!
      Beijinhos,
      Lia

      Excluir
  3. Ler esse livro é praticamente se ver nele, muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso! Eu não li os outros dois mas assisti insurgente e nossa! Muito bom.

      Excluir